O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) participam como convidados, entre 11 e 13 de setembro, do 1º Encontro Internacional Antifascista, Pela Paz e Pela Vida, em Caracas, Venezuela, que assinalará também o 40º aniversário do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, contra o ex-presidente chileno Salvador Allende.
Durante o encontro, o casal de parlamentares brasileiros, que vivia exilado no Chile no então ano de 1973, contará como conseguiu escapar de um dos mais violentos golpes militares da história latinoamenricana, instalada pelo general Augusto Pinochet. Capi e Janete lembrarão também como foram os tempos pré-golpe, num Chile em plena ascendência socialista, sob o governo de Allende, que os recebeu quando deixaram seu país, fugindo da prisão, da tortura e da perseguição da ditadura já em vigor no Brasil.
Segundo o ministro venezuelano de Relações Exteriores, Elias Jaua, o encontro começará com uma grande mobilização em Caracas, seguida de uma oferta de flores e várias atividades culturais, e contará com a participação do Presidente Nicolás Maduro, do escritor Eduardo Galeano e de Isabel Allende Bussi, filha do ex-presidente chileno, entre outros.
Do programa faz parte a inauguração de uma exposição sobre os “cinco heróis cubanos” – António Guerrero Rodríguez, Fernando González Llort, Gerardo Hernández Nordelo, Ramón Labañino Salazar e René Gonzáles Sehwerert -, condenados pelos Estados Unidos por ações antiterroristas e anti-imperialistas.
Veja o site do evento: