Joaci Rabelo*
Oiapoque hoje vive em paz, mas nem sempre foi assim, atébem pouco, coisa de três a quatro anos atrás, a violência dominava a cena, assassinatos, estupros, tráfico de drogas, assaltos a comercios e prostituição infantil, infernizavam nossas vidas aqui na fronteira. Pior, essa brutalidade tinha torcida organizada a favor, gente importante fazia discurso nacionalista apontando o dedo contra os franceses do outro lado do Rio dizendo que eles, aliás a polícia deles, iria invadir o lado de cá, para prender nossos nacionais, caso a Câmara e o Senado aprovassem o acordo de cooperação franco brasileiro de combate ao garimpo clandestino e a pesca predatória. E mais, propalavam aos quatro ventos, caso esse acordo vingasse, o comércio de Oiapoque definharia levando seus empresários a falência e o povo ao desemprego.
Discurso redondo, fácil de ser embalado e vendido como verdadeiro em defesa de uma grande “causa”, ou seja, a sobrevivência dos moradores de nossa cidade.
Uma romaria de políticos e autoridades constituídas vindas de Macapá baixaram no município promovendo debates em emissoras de rádio, e audiências públicas na Câmara Municipal, repetindo a cantilena assustadora da tragédia anunciada. Mas isso não bastava, careciam de uma Geni para ser cuspida e apedrejada por tamanha desgraça, e assim despertar a ira popular.
Sobrou pra quem? Claro, pra quem defendia e articulava a aprovação do acordo no Congresso, no caso o ex governador Camilo, a deputada Janete e o Senador Capi. A campanha odiosa, promovida por esses canalhas, atingiu seus objetivos, conseguiram a tal ponto demonizar a imagem pública desses representantes que em 2014, Camilo teve uma pífia votação no município. Testemunhei esses acontecimentos, acompanhei de perto a infâmia engendrada pelo crime organizado para tentar impedir a aprovação do acordo com a França.
Mas o tempo não para, e mostrou quem sempre esteve do lado da razão. O acordo de combate ao garimpo clandestino e a pesca predatória, foi aprovado na Câmara e Senado, sancionado pela presidente Dilma Roussef, hoje está em pleno vigor, graças a articulação e a credibilidade do Senador Capi e da Deputada Janete, que nos representam em Brasília.
Hoje, às polícias dos dois lados trabalham em cooperação, agem em conjunto livrando nossas fronteiras das garras do crime organizado. Estamos aliviados e mais tranquilos, confiantes que essa paz seja duradoura. Quanto ao comércio posso lhes afirmar, vai muito bem obrigado! Oiapoque desconhece a crise econômica que castiga os demais municípios do Estado.
E por último, vejam só as voltas que o mundo dá, parte daquelas autoridades que se opuseram ao acordo de combate ao garimpo clandestino e a pesca predatória foram presas acusadas de várias crime, algumas delas continuam encarceradas até hoje a disposição da justiça, que tarda, mas um dia termina por acontecer.
*Joaci Rabelo, morador, cidadão, empresário, ex presidente da Associação Comercial de Oiapoque, ex vereador e ex presidente da Câmara, não poderia deixar de fazer esse reconhecimento histórico, e ao mesmo tempo, agradecer por tudo que o casal Capiberibe e seu filho Camilo fizeram, e continuam fazendo pelo nosso povo. Obrigado!
Foto:Alan Kardec