“Façamos um pacto de solidariedade por Macapá. Capi é independente e pensa no povo”, confirma Rubem, candidato a vice-prefeito
Macapá, 13/09/2020
A Frente Macapá Solidária realizou neste domingo, 13, a convenção partidária unificada on line, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Rede Sustentabilidade, para oficializar as candidaturas do Cidadão João Alberto Capiberibe e Rubem Bemerguy à prefeitura de Macapá e dos 61 candidatos dos dois partidos à Câmara de Vereadores. A data coincide com o aniversário de criação do território do Amapá.
“Precisamos unir todo mundo, precisamos dar um basta a essa polarização ideológica que não nos leva a nada e só está atrasando nosso país. Vamos unir Macapá em torno do nosso programa. Vamos ganhar essa eleição com essa enorme mobilização que nos permitem as redes sociais, fazer uma grande bancada na Câmara”, incentivou Capi.
“Uma festa da democracia”, postaram internautas, junto com #MacapaFeliz e #CapiPrefeito, na transmissão que alcançou 18 mil comentários, 1,6 mil compartilhamentos e 24 mil visualizações, conforme as informações disponíveis ao final do evento na página do candidato. A convenção pode ser vista aqui.
“Vamos trabalhar 25 horas por dia”, afirmou o candidato da Frente Macapá Solidária, dirigindo-se ao seu vice, Rubem Bemerguy. “Esse ano, temos a pandemia do coronavírus; ano que vem, teremos a pandemia econômica e precisaremos gerar empregos e fazer o dinheiro circular na economia”.
Para isso, Capi listou a criação de cooperativas de crédito para financiar empreendedores locais, a verticalização da cadeia produtiva do açaí e da soja, para agregar valor aos produtos e aumentar a produção de carnes no Amapá. O socialista considera inadmissível que 11,9% das crianças e jovens de Macapá estejam fora da escola e afirmou que atuará fortemente – “como já fizemos em 1995” – para colocá-las em sala de aula. Naquele ano, então governador, Capi comprou boates e alugou prédios da Igreja Católica para instalar salas de aula. O socialista comprometeu-se de retomar os festivais de música e de teatro e incentivará as pessoas a ocuparem as praças da cidade “com a guarda civil municipal e professores de educação física, para promoverem atividades para todas as idades e para que as pessoas sintam-se seguras”, e as atividades turísticas.
“Situar a prefeitura na era digital”, é prioridade para Capi, integrando por rede de fibra ótica todos os serviços e departamentos municipais – “como fizemos no governo em 1995, quando implantamos a primeira rede de fibra ótica do Amapá”, exemplificou. Duplicar os leitos da saúde pública do Amapá, modernizar e ampliar as unidades de saúde e instalar o 1º equipamento de tomografia foram ações listadas pelo socialista, ainda como governador.
Capi afirmou que as mulheres grávidas farão pré-natal para reduzir a mortalidade infantil – entre as maiores do País – e a mortalidade materna (hoje 67% delas não o fazem o pré-natal completo), criará o centro de referência de saúde da mulher e da criança e o centro de diagnóstico laboratorial e de imagem, no antigo Hospital Metropolitano.
“Capi fez, Capi faz, Capi fará” foi outra palavra de ordem publicada nas redes sociais e afirmada durante a live para fortalecer as realizações de João Capiberibe nos cargos públicos que ocupou.
“Capi é um cara honesto, uma pessoa decentíssima”. Capi não tem compromisso com grupos econômicos, é independente e pensa no povo, no povo pobre de Macapá. Eu tenho muito mais orgulho de ser candidato a vice-prefeito ao lado de Capi do que se eu fosse candidato a prefeito “Conheço o Capi e por isso eu aceito participar como militante político, não como prefeito, não como vice.”, discursou Rubem Bemerguy, vice-prefeito na chapa de Capi, ao relatar a formação da Frente Popular Macapá Solidária, abrindo mão de concorrer ao cargo de prefeito, conforme fora o convite anterior feito pela Rede. “O que fiz, na verdade, foi uma ‘descondição’ para formar a Frente Popular com Capi. Eu condiciono participar da luta do povo de Macapá ao lado do Capi, voltada para as pessoas q nunca foram vistas pelo poder público”.
“Façamos todos nós um pacto de solidariedade por Macapá. Ele separa o que somos nós e o que são nossos adversários. Esse pacto consiste que nós juntos possamos caminhar de mãos dadas uns com os outros”, estimulou Rubem.
A convenção on-line unificada apresentou vídeos dos candidatos a vereador pelo PSB e pela Rede, apoios de lideranças comunitárias e políticas, os comentários de apoio dos internautas e clipes com as belezas naturais e culturais de Macapá.