Hoje a burocracia das instituições financeiras impede o acesso as mais simples linhas de crédito impedindo que o empreendedor individual consiga dinheiro para criar, melhorar e ampliar o seu próprio negócio.
Linhas de crédito e fomento à economia foram os assuntos abordados por Capi40 e pelo vice Rubem na Live desta segunda-feira, 12. Dois temas que o futuro prefeito de Macapá entende muito bem. Como governador ele criou a Agência de Fomento do Amapá (Afap) permitindo que até batedores de açaí pudessem fazer seus empréstimos.
“E o mais interessante é que o nível de inadimplência era baixo. Havia uma relação de confiança entre a instituição e o povo, e na prefeitura vamos recuperar essa confiança perdida. A criação do Banco do Povo Municipal é possível e ele vai ser um dos responsáveis pela retomada da economia neste período de pandemia”, aposta Capi40.
Até 2014 a Afap tinha as seguintes linhas de crédito: AFAP Empreendedor Individual, AFAP Panificação, AFAP Moto Legal, AFAP Construir e AFAP Empreendedores Culturais, entre outras.
“A partir de 2021 esses financiamentos vão voltar. O Banco do Povo vai abrir linhas de microcrédito para empreendedores populares, micro e pequenas empresas”, conclui Capi40.