Na manhã desta sexta-feira, 21, o senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe, do PSB, visitaram a Escola Municipal de Educação Infantil Ana Cristina, no Perpétuo Socorro, para conhecer a estrutura do prédio, suas carências e conversaram com os funcionários. A instituição que funcionou como creche foi construída de forma colaborativa, sob a coordenação da então primeira-dama e deputada estadual Janete, em 2002, no governo de João Capiberibe.
Chamou a atenção, logo na entrada, um mural contendo a prestação de contas dos recursos recebidos pela instituição. João Capiberibe, autor da Lei Complementar 131/2009, conhecida como Lei da Transparência, disse que compartilhar essas informações, seja via internet ou no mural, é de fundamental importância para a comunidade acompanhar os gastos públicos, e que o diretor coloca em prática um dos aspectos da gestão compartilhada.
“Percebemos a ausência de repasse do governo federal para o ano de 2016. Vamos solicitar que nossos assessores verifiquem junto ao Ministério da Educação se esse é um problema isolado ou atinge as demais escolas do município e vamos buscar a solução para o problema. De qualquer forma percebemos que apesar das dificuldades os funcionários mantêm a merenda escolar, fundamental para essas crianças”, destacou o senador.
Inaugurada em abril de 2002, quando João Capiberibe era governador do Amapá, a Escola de Educação Infantil Ana Cristina começou a funcionar como creche de tempo integral, mas ao longo dos anos perdeu sua função e agora atende crianças de três a cinco anos.
“A construção dessa escola foi resultado da mobilização de diversas pessoas, como da arquiteta, Dula Lima, que doou o projeto arquitetônico do prédio, da Receita Federal que doou material apreendido com o qual fizemos um bazar para captar recurso. Fico feliz que ela esteja funcionando e vamos buscar recursos para melhorar ainda mais seu atendimento”, comentou a deputada federal Janete Capiberibe, idealizadora do mutirão que implantou a creche.
O diretor da escola, Enoque Rodrigues, elogiou a presença dos parlamentares. Disse que a visita in loco faz com que eles tenham acesso a informações e se empenhem na solução dos problemas.
“Atendemos 480 crianças, mas hoje a escola precisa de reforma e temos dificuldades para a realização de atividades extras escolares e também lutamos para a aquisição de um parquinho e esperamos essa visita se transforme no futuro em melhorias para as nossas crianças”, enfatizou o diretor.
No final da visita, Capi e Janete disseram que buscarão informações junto ao Ministério da Educação para captar recursos com objetivo de realizar essas atividades extraclasse, além de fazerem estudo para indicação de emendas.
Como sugestão para melhorar a gestão, o senador Capi disse que o diretor deveria criar um grupo de WhatsApp com a presença dos professores e pais de alunos e, assim, compartilhar informações referentes à escola, como a aplicação dos recursos públicos, a exemplo do projeto Gestão Compartilhada que acontece no Conjunto da Embrapa, Morada das Palmeiras e Distrito da Fazendinha, comunidades para onde o parlamentar socialista destinou emendas.