Na semana do “Dia Internacional de Luta Contra a Tortura” (26/06), a TV Senado estreia o documentário Em busca da verdade, uma produção sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, com a participação dos senadores que integraram a Subcomissão de Memória Verdade e Justiça, ligada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.
Em busca da verdade será lançado em audiência pública da CDH, na quinta-feira (25/06), às 9h30. O primeiro episódio do documentário será exibido na TV no sábado (27/06), às 21h30. Ele apresenta as principais revelações feitas pela Comissão Nacional e pelas Comissões Estaduais da Verdade. Essas investigações mostraram como funcionou a estrutura de repressão no país, como a tortura foi institucionalizada dentro dessa política de Estado comandada pelos presidentes militares e como empresas públicas e privadas financiaram o regime militar brasileiro.
“Quero parabenizar a equipe da TV Senado pelo documentário muito bem feito. Toda a sociedade brasileira deve assistir esse documentário, que é baseado em levantamentos da Comissão da Verdade sobre a época da ditadura. A Lei da Anistia completa 36 anos no próximo dia 28 de agosto, ela anistia os torturadores e é uma escalada de violêcia crescente”, destacou o senador João Capiberibe (PSB-AP).
Ao longo do programa diversos casos de violação de direitos humanos são relatados pelas vítimas e também por agentes da repressão. As violações dos direitos de indígenas e camponeses, as prisões arbitrárias, os exemplos de tortura, de violência sexual, mortes e ocultação de cadáveres dão a dimensão dos abusos cometidos pelo Estado nesse período. O caso do camponês Epaminondas de Oliveira, assassinado em 1971 e os casos do deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel, desaparecidos também em 71, são os destaques do documentário.
Além de reunir um extenso material produzido pelas Comissões, Em Busca da Verdade traz entrevistas de ex-presos políticos, senadores, especialistas, consultores e membros das Comissões que fazem uma reflexão do nosso passado recente e da herança que a ditadura militar deixou para a sociedade brasileira.
A TV Senado exibirá ainda a segunda parte do documentário em sua grade de programação e no Canal da TV Senado no Youtube(youtube.com/tvsenado) em agosto. O segundo episódio mostra a relação entre o regime brasileiro e outras ditaduras, como a da China e dos países latino-americanos.
Serviço
Evento de Lançamento: Audiência pública na CDH do Senado
25/6/15, às 9h30
Estreia do doc na TV: 27/06, às 21h30
Reprise: 28/06, 23h
Direção: Deraldo Goulart e Lorena Maria
Duração: 58 min
Classificação indicativa: 14 anos