Quando governador adquiri o hábito de visitar, sem aviso prévio e com muita frequência, as unidades de saúde para acompanhar de perto o atendimento que o SUS prestava ao nosso povo. No Senado, nossa atuação na área de saúde não foi diferente, ao longo do mandato de 2012 a 2018, nos empenhamos em ajudar em tudo que estivesse ao nosso alcance para melhorar a assistência na rede pública de saúde. Eu e Janete destinamos para a Secretária Estadual de Saúde (SESA) mais de vinte milhões de reais para compra de equipamentos. Mesmo fiscalizando, Infelizmente como é possível constatar nessa visita que fizemos ao Hospital Alberto Lima (HACAL), em 18 de julho de 2019, acompanhado do deputado Camilo Capiberibe, os equipamentos adquiridos a mais de dois anos, como é o caso de três laparoscópios* e dois artroscópios**, continuavam encostados sem qualquer serventia. Esses aparelhos custaram em torno de 1 milhão e 600 mil reais.
Nessa oportunidade visitamos a Clínica de Oftalmologia, que não aparece nas imagens, onde constatamos que os equipamentos, assim como os insumos para cirurgias de catarata, que haviam sido adquiridos com recursos de nossas emendas, estavam instalados, mas ociosos. Em seguida visitamos o Centro Cirúrgico de Oftalmologia do HCAL, adequadamente equipado, mas realizando apenas de duas a quatro cirurgias de catarata por semana. A fila em busca dessas cirurgias chega a 8 mil pacientes. Realizando quatro por semana, ou 208 por ano, serão necessários 38 anos para zerar a fila de cirurgias de catarata.
* LAPAROSCÓPIO instrumento endoscópico, munido de um sistema óptico, que é introduzido no abdome do paciente para fins diagnósticos ou cirúrgicos.
** ARTROSCÓPIO
aparelho que permite visualizar o interior de uma articulação, constituído de um trocarte, sua cânula e um sistema óptico.