O senador João Capiberibe (PSB/AP) pediu na manhã desta terça-feira (18) ao presidente da Comissão de Transparência e Governança Pública (CTG), Paulo Bauer (PSDB/SC), que realize o quanto antes a audiência pública proposta por ele para debater o tema “Swap” Cambial, prejuízo ou rentabilidade para o país?.
“A queda dos juros e os prejuízos anuais atingem cifras alarmantes. Buscando reduzir o impacto da inflação no Brasil, o Banco Central tem buscado um instrumento para interferir no mercado, chamado “swaps cambiais”. O Banco Central realiza uma operação que equivale à uma venda de moeda no mercado futuro, o que reduz a pressão sobre a alta da moeda, ou seja, o Banco oferece um contrato de venda de dólares, com data de encerramento definida, mas não entrega a moeda. No vencimento desses contratos, o investidor se compromete a pagar uma taxa de juros sobre o valor do contrato e recebe do Banco a variação do dólar no mesmo período. Essas trocas (swaps) são bastante comuns com posições envolvendo taxas de juros, moedas e commodities. Os swaps são bastante utilizados por empresas, bancos e instituições de investimento”, explica o senador.
As operações de swaps são orientadas pelo Banco Central, e quando são registradas perdas nessas operações, as despesas são arcadas com recursos do Tesouro Nacional. Desde que a situação da economia brasileira começou a dar sinais de fragilidade, o custo dessas operações tem atingido volumes expressivos, entretanto, não se tem conhecimento de quais empresas tem sido beneficiada com essas operações.