Servidores do ex-território do Amapá, de Roraima e de Rondônia reuniram-se hoje, 29, com parlamentares destes estados. Debateram a ameaça de fechamento das Superintendências de Administração do Ministério do Planejamento – SAMP nos três estados, além do Acre, e traçaram uma estratégia para impedi-lo. Com o fechamento das SAMPs, elas seriam reduzidas a uma divisão de pessoal. Desta forma, os processos da transposição e a gestão dos benefícios dos servidores seriam centralizados em Brasília, sem ampliação da estrutura existente hoje.
A deputada Janete comemorou a conquista dos servidores dos ex-territórios, nesta segunda, com a aprovação da MP 817/2018, destacou o esforço coletivo das bancadas para a aprovação da matéria e comprometeu-se com mais esta mobilização dos servidores federais e dos que retornarão aos quadros da União.
O senador Capi afirmou a necessidade de autonomia das SAMPs para agilizar a tramitação dos processos e a atenção aos servidores. Participaram da reunião a deputada Janete, Marcivânia, Carlos Andrade, Hiran Gonçalves, e os senadores Randolfe Rodrigues e Ângela Portela. As bancadas dos três estados pedirão uma audiência para tratar do assunto no Ministério do Planejamento.