Senador João Capiberibe (PSB/AP) participou nesta quinta-feira (23) do curso “De Olho na Transparência – Atuação cidadã em rede”, em Brasília, promovido pela Fundação João Mangabeira. O objetivo do curso, teórico e prático, foi aperfeiçoar a formação dos parlamentares socialistas no uso rotineiro de mecanismos de transparência e de controle social do dinheiro público, além de estimular os vereadores e deputados, que atuam perto da população, na multiplicação do tema em seus municípios e unidades da Federação.
Capiberibe, em sua exposição, falou sobre seus mandatos transparentes desde a época de prefeito, da aprovação da Lei da Transparência, da importância do controle social e da Gestão Compartilhada, instrumento eficaz de participação popular no acompanhamento dos gastos públicos. Respondeu várias perguntas dos participantes sobre como exercer a Gestão Compartilhada e além disso, como ela funciona no dia a dia como instrumento eficaz de aproximação do cidadão do poder público.
Além do senador Capiberibe, também compartilharam suas experiências, o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande; a professora da Universidade de Brasília e coordenadora da coleção De Olho na Transparência, Márcia Marques; o secretário de Fazenda do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Rogélio Peggoretti Amorim; a professora do IESB e coautora do manual pedagógico aprender em rede da coleção De Olho na Transparência, Alzimar Ramalho; e a jornalista Beth Almeida, organizadora da Coleção De Olho na Transparência e coautora do Guia Transparência e orçamento público.