O senador Capiberibe (PSB/AP) conversou com alunos da Universidade de Brasília (UnB) sobre transparência, controle social e Gestão Compartilhada. Ele explicou que tem a ideia e vai conversar com os professores do Amapá para incluir nos currículos escolares o conteúdo da transparência e da Gestão Compartilhada.
Segundo Capiberibe é preciso que desde criança a sociedade aprenda que existe receitas e despesas que são recolhidas pelo Estado por meio dos impostos. “Nós precisamos conhecer o passo a passo das receitas e das despesas, e isso hoje é possível pela lei Complementar nº 131 de 2009, de nossa autoria e amanhã pela Lei da Gestão Compartilhada que está na Câmara dos Deputados pronta para ser votada”, afirmou.
O professor Ricardo Caldas destaca a importância desses temas. “É importante que essa matéria fosse incluída já no ensino médio, não só nas faculdades, para que as pessoas já tivessem acesso a esses conteúdos”.
Vale lembrar que no Amapá já existe um grupo de Gestão Compartilhada com professores. O objetivo do senador Capi com esse grupo é pensar a sistemática da construção do conhecimento, sua filosofia e metodologia.
Gestão Compartilhada – O PLS 9617/18, de autoria do senador Capiberibe, institui a Gestão Compartilhada. O projeto incorpora o uso das novas tecnologias no controle de políticas públicas.
O PL 9617/2018 já foi aprovado no Senado e teve requerimento de urgência aprovado na Câmara dos Deputados, onde em breve deverá ser votado.