Macapá, 04/09/2017 – No próximo dia 21 de setembro, o senador João Capiberibe e a deputada federal Janete serão destaques do documentário da TV 5 Monde – um canal fechado cuja programação é exibida para todos os países de língua francesa –, que vai abordar a influência do idioma francês nos países fronteiriços àquele país.
Durante o programa, Capi e Janete relatam como se deu o contato deles com a língua francesa e como isso foi importante para abrir caminhos que acabaram estreitando os laços do Amapá com a Guiana Francesa.
Entre outras coisas, contam como foi o aprendizado da língua francesa – eles falam fluentemente o idioma –, fato que tem relação direta com o exílio de Capi e Janete no período da ditadura militar no Brasil, quando lutavam pelas liberdades democráticas e que resultou no exílio deles em vários países até chegarem ao Canadá, na cidade de Quebeque, onde a língua predominante é o francês.
No documentário, o senador Capi conta detalhes de como a língua francesa o aproximou das autoridades guianenses, entre elas o então governador e hoje senador Antoine Karam, cuja amizade resultou na cooperação técnica e cultural entre o Amapá e a Guiana que existe até hoje.
Janete falou aos jornalistas que o idioma francês possibilitou-lhe conhecer e se tornar amiga da então primeira-dama da França, Danielle Mitterrand. Do encontro das duas, que ocorreu em Paris, resultou a construção do Centro de Línguas Danielle Mitterrand pelo então governador João Capiberibe.
O documentário vai ao ar dia 21 setembro às 12h, na TV5 Monde e também na Guyanne Premier.