Recursos teriam sido liberados no mês de setembro, mas obras de infraestrutura continuam paralisadas
O senador João Capiberibe pediu, em ofício encaminhado nesta quinta-feira (24) ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informações em relação à liberação de R$ 130 milhões para o governo do Amapá, recursos liberados no mês de setembro deste ano.
Um portal de notícias amapaense denunciou que até o dia 24 de setembro as obras de infraestrutura do Estado encontravam-se paralisadas, mesmo com o repasse da verba pelo BNDES.
“Com o intuito de resguardar a lisura e a transparência na aplicação dos recursos públicos, solicito a confirmação oficial sobre a liberação desta segunda parcela no valor de R$ 130 milhões no mês de setembro, informando o dia do depósito e a indicação de para qual programa o recurso deverá ser destinado”, afirmou Capiberibe no documento enviado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Obras – Os empresários responsáveis pelas obras dizem que o atual governo não estipulou qualquer previsão de pagamento, mesmo já tendo recebido os recursos liberados pelo BNDES. As seguintes obras não apresentam qualquer indicação de movimentação: rio Matapi, Rodovia Norte/Sul; asfaltamento das rodovias AP-070, que liga Itaubal e Cutias do Araguari, e AP-010 que liga Mazagão Novo ao Mazagão Velho; ampliação e reforma do Hospital da Criança e do Adolescente; ampliação do Hospital Estadual de Santana e construção de uma unidade Nefrológica; ampliação de unidades de Pronto Atendimento em Macapá e Laranjal do Jari; e construção do Hospital de Partos Normais na Zona Norte