Ainda nesta semana o senador João Capiberibe (PSB) vai protocolar no Senado Federal um pedido para que seja realizada uma audiência pública para debater a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em dezembro do ano passado, a extinção de oito varas, entre elas as que ficam nos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Macapá.
A iniciativa do senador partiu depois que ele se reuniu, neste final de semana, com uma comissão de concursados do TRF. O grupo teme até mesmo não ser chamado no caso o CNJ mantenha a decisão. Além disso, a medida vai prejudicar de forma direta quem reside em Oiapoque e Laranjal do Jari.
“Não podemos permitir o retrocesso da Justiça. Extinguir as varas do extremo norte e sul do Amapá vai causar transtornos e até mesmo dificultar o acesso à Justiça, enfraquecendo a cidadania e isso não podemos permitir”, comentou o senador.
George Oliveira, membro da comissão que conversou com o senador socialista, destacou que o CNJ com essa medida visa questões orçamentárias sem olhar para o cidadão. “Além disso a redistribuição dessas varas vai aumentar a demanda para os juízes e demais servidores do judiciário, tornando a Justiça ainda mais lenta”, argumentou.