Com base em sua experiência na implantação do PDSA, quando governador do Amapá, em 95, João Capiberibe abrirá a mesa intitulada “A Importância da Participação Social na Implantação das Políticas Ambientais”, no segundo dia do Fórum Sócio Ambiental da Região do Caparaó.
PDSA é como ficou conhecido o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, um conjunto de políticas públicas fundamentadas no desenvolvimento sustentável, equilibrando a atividade econômica, a preocupação com o meio ambiente e a equidade social. O programa, modelo, foi um marco na concepção das políticas ambientais e até hoje é tema de teses acadêmicas. Com a saída de Capiberibe do governo do Amapá, as ações do PDSA sofreram a chamada ‘solução de continuidade’, ou seja, os governos seguintes abandonaram as iniciativas.
O Fórum Sócio Ambiental da Região do Caparaó será realizado em Pedra Menina, Dores do Rio Preto (ES), nos dias 25 e 16 de outubro. O evento é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí em parceria com o Instituto Sócio Ambiental da Região do Caparaó, Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto, Câmara Municipal de Dores e Circuito Pico da Bandeira. O Fórum é aberto para estudantes de história, geografia, meio ambiente, secretários de meio ambiente da região e gestores em geral.