No dia do professor, o senador Capi e a deputada Janete homenagearam a categoria fazendo uma visita a Nair Montalverne, uma pioneira na educação do Amapá. A professora Nair iniciou as suas atividades em 1949.
Hoje aposentada, Nair Montalverne tem como hobby a poesia e a música e aos 92 anos recordou com detalhes a experiência de lecionar no Amapá logo após a criação do território.
“O primeiro local que lecionei foi no Santo Antônio da Pedreira, mas chegar lá era uma aventura. Primeiro um carro nos levava até a localidade do Ambé, depois atravessávamos um lago em uma canoa até chegar no rio e em seguida mais duas horas de remo”, lembrou Nair.
Muitos anos depois, João Capiberibe, já como governador do Amapá, convidou a professora para voltar a localidade que lecionou pela primeira vez. “Levei um susto ao ver que íamos de carro até lá”, enfatizou.
O senador Capi destacou a importância da professora Nair para a educação do Estado. Foi graças a insistência dela, que foi possível implantar o curso de Magistério no IETA.
“Continua sendo um aprendizado conversar com a professora Nair, que continua nos dando aulas de vida com sua alegria e vitalidade”, comentou o senador.