Neste final de semana, o senador João Capiberibe (PSB) e a deputada federal Janete (PSB) participaram de reunião com batedores de açaí do município de Santana. O objetivo do encontro foi formalizar um pedido de aquisição de um caminhão frigorífico e uma caçamba aos dois parlamentares para que os mesmos destinem emendas para o ano de 2017.
Ficou definido que a deputada Janete destinará R$ 250 mil para a compra do caminhão e o senador Capiberibe alocará R$ 200 mil para aquisição da caçamba. Os dois bens serão adquiridos pela prefeitura de Santana e entregues para Associação dos Batedores de Açaí do município.
“É importante a mobilização da sociedade e os batedores de açaí do município mostraram que juntos são muito mais fortes. Da nossa parte fizemos todo o empenho e garantimos o recurso, agora só falta que a prefeitura faça seu dever de casa e dê a contrapartida para a aquisição desses dois bens”, destacou a deputada Janete.
Já o senador João Capiberibe aproveitou para falar sobre a gestão compartilhada e de como os batedores de açaí poderão fazer o acompanhamento de todo o processo desde a formalização do pedido até a compra do bem, entrega do mesmo e utilização dele.
“O dinheiro público é do cidadão e ele precisa saber onde e como esse recurso é empregado. Os portais de transparência possibilitam isso e assim todos se apoderam da informação e com isso têm argumento para cobrar do prefeito ou governador a execução desses recursos que geram emprego e mudam a vida das pessoas”, resumiu Capiberibe.
A gestão compartilhada defendida pelo senador é um modelo onde todos têm acesso às informações, seja por grupo de WhatsApp, Facebook ou diretamente nos portais do governo federal, estadual ou municipal.
Hoje, em Santana, existem mais de 2 mil batedores de açaí. No entanto, nem todos são da associação. O presidente da entidade, Carivaldo Moraes, comentou que a relação dos dois parlamentares com a categoria vem desde de 1995. Naquela época, só em Santana, foram entregues pelo então governador Capiberibe mais de 70 mesas catadora.
“O caminhão frigorífico vai servir para que possamos comprar açaí em outras localidades, já a caçamba é para que possamos recolher o caroço e fomentar ainda mais nossa economiza com a venda de mais produto, que tem várias utilidades”, resumiu Carivaldo Moraes.