Por meio de ofício, o senador João Capiberibe (PSB) comunicou ao secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Marco Antonio Zago, que destinou ao Fundo Estadual de Saúde R$ 1 milhão para custeio na área de saúde em Macapá, em complemento ao projeto que já existe no Hospital de Amor Barretos, cuja unidade está sendo construída na rodovia Norte/Sul. O recurso é resultado de uma ação conjunta de três senadores e seis deputados federais, de uma bancada de onze, que destinaram R$ 1,9 milhão cada um, além da carreta laboratório.
Este ano, em visita à obra, o senador destacou que o hospital deverá tratar de forma preventiva 90% dos casos de câncer no Amapá. “O objetivo principal é detectar de forma precoce essa doença que mata centenas de pessoas no nosso estado. Quando as carretas estiverem percorrendo os dezesseis municípios, nós vamos evitar essas tragédias, bem como o transtorno de ter que ir até São Paulo em busca de tratamento”, frisou.
O objetivo da unidade é a realização dos exames de mamografia digital, papanicolaou, além de todos os exames de elucidação diagnostica necessários e de tratamento cirúrgico do câncer de mama e pele, além de estimular a educação em saúde especialmente no que diz respeito ao câncer.
Estrutura – A unidade de Macapá do Hospital de Barretos terá uma área construída de 2 mil e 800 metros quadrados, num terreno de 33 mil m², além da previsão de duas unidades móveis em carretas para atender todos os municípios do Amapá.