O fortalecimento de cadeias produtivas a partir da biodiversidade amazônica foi tema de reunião entre o senador João Capiberibe (PSB/AP) e o diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, na tarde desta terça-feira, 14, em Brasília (DF).
A ONG tem buscado informações sobre a importância que os produtos da biodiversidade amazônica têm na obtenção de créditos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e quais atividades do setor primário são prioritárias na obtenção de recursos do órgão.
Segundo Smeraldi, existem deficiências no financiamento da cultura de produtos como o açaí e cupuaçu, por exemplo, e a solução perpassa pela elaboração de políticas públicas específicas. Daí, afirmou, “a importância da retomada do diálogo com um senador como Capiberibe”.
“É uma grande satisfação retomar esse diálogo com um parlamentar referência no Congresso, assim como foi enquanto governador” – elogiou.
Reconhecida pelo Ministério da Justiça, a ONG Amigos da Terra existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, na região amazônica.