“Queremos ampliar a democracia nas escolas com a Gestão Compartilhada”, afirma Capi em live sobre educação
Macapá, 27/08/2020 – “Nós precisamos melhorar, fazer justiça social e a educação é o caminho. Fizemos isso na prefeitura lá atrás e no governo do estado, e quero muito poder fazer isso de novo. Quando você apoia os debaixo, melhora a vida pra todo mundo”. Essa foi uma das afirmações contundentes do pré-candidato à prefeitura de Macapá pelo PSB, Cidadão João Alberto Capiberibe, em live com o professor da Unifap, Adalberto Ribeiro, coordenador voluntário da equipe do programa de educação do socialista para a Prefeitura de Macapá.
O vídeo pode ser visto em: https://www.facebook.com/Capi40/videos/619470215626200/
Capi anunciou que a elaboração do programa está aberta às sugestões da comunidade macapaense. “Redes sociais servem para criar uma Inteligência coletiva, informação horizontal, comunicação democrática. E queremos ampliar a democracia – queremos ampliar a democracia nas escolas com a gestão compartilhada”, afirmou o pré-candidato.
A transmissão teve participação da sociedade civil por vídeos e comentários na fan Page do Cidadão João Capiberibe. “Foi um dos melhores tempos da educação. Quando nós começamos a ser valorizados. Capi foi o novo pra nós. Nós tínhamos prazer em trabalhar. Foi um governo que valorizou o profissional e a criança também”, afirmou a professora Miramar Lobato, lembrando os cursos de qualificação, a presença do então prefeito Capi nas escolas, a redução do número de alunos nas turmas e a entrega de material de higiene bucal aos estudantes. “Foi o novo pra nós”.
Desafio – O professor Adalberto apresentou um triste diagnóstico do ensino nas escolas municipais, cuja média é inferior à nacional em matemática e língua portuguesa: 18% e 34% de aproveitamento, respectivamente, no 5º ano.
Capi concorda que é um grande desafio, mas que é possível melhorar o cenário com valorização dos professores, com capacitação e remuneração, fornecimento de recursos e material didático – Capi citou a instalação de internet em todas as escolas e a abertura do sinal para que todos, alunos, professores e servidores possam acessar o wi-fi, instituir a Gestão Compartilhada nas escolas para que a comunidade escolar participe da gestão e para que os pais acompanhem o desempenho dos seus filhos, parcerias com as instituições de ensino superior como UEAP, Unifap e IFAP, descentralização dos recursos, contratação de serviços nos bairros onde as escolas estão instaladas, favorecendo a dinamização da economia local e a estreita aproximação da escola com a comunidade escolar. Eliane Del Castilo contou que tirou os filhos de uma escola particular para que estudassem na escola Rondônia, por conta do ensino multidisciplinar de qualidade e a presença constante dos pais na escola. Capi destacou a importância da alimentação às crianças e que é possível fornecer merenda de qualidade – dando às crianças uma refeição reforçada ao chegarem e ao saírem da escola, como quando foi prefeito – e regionalizada, como quando foi governador.
Concursos – O pré-candidato respondeu perguntas relativas à remuneração e concursos para professores na rede municipal. Os salários dos professores estão congelados há 7 anos, lembrou a professora Telma Nascimento. Capi e Adalberto concordam que o pagamento pela metade a cerca de 500 professores municipais – ou aos professores dos contratos – prejudica a qualidade da educação, sobrecarregando os docentes, e que chamará professores dos concursos já realizados e realizará novos se for necessário para que a rede municipal tenha professores efetivos, permanentes, qualificados e valorizados. Capi falou que é possível ter recursos para isso cortando gastos desnecessários e reduzindo o salário do prefeito, vice e vereadores – e que é preciso eleger vereadores comprometidos com essa ideia. “Não dá pra reduzir gastos em cima do salário do professor”, afirmou.
Ao tratar da gestão dos recursos públicos, foi ainda mais firme: “Há uma tendência a generalizar q todos são iguais. Isso não é verdade. Eu nunca roubei e nunca deixei roubar”. Capi também disse que a Prefeitura de Macapá precisa deixar de ser analógica para entrar na era digital.
Construtor – O socialista emocionou-se ao visitar a escola municipal Jardim felicidade, a 1ª que construiu e inaugurou. “Eu sempre gostei de inaugurar escolas!”, disse, lembrando que ampliou de 4 mil para 12 mil o número de alunos nas escolas municipais. Quando governador, Capi implantou 79 novas escolas em todo o estado do Amapá. “Capi foi o que mais construiu escolas no Amapá”, chancelou o internauta Saulo Ferreira.
Sizan Luis Esberci