Amanheceram nesta quinta-feira, 23, na conta do Governo do Amapá, R$ 125 milhões referentes a uma das parcelas do empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O recurso saiu após articulação dos senadores João Capiberibe (PSB), Randolfe Rodrigues (PSOL) e Davi Alcolumbre (DEM).
O Estado trabalhava para liberar o recurso desde o mês de abril. Mas foi somente após os senadores terem pressionado o Banco e apresentando uma carta solicitando informações sobre o repasse dos recursos que foram aplicados em obras no Amapá, no período de 2010 a 2014, que, enfim, a instituição financeira liberou mais uma parcela do empréstimo.
Uma das reivindicações dos senadores era justamente que o dinheiro seja utilizado para pagar as empresas que estavam construindo as obras na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), como por exemplo, a Ponte do Rio Matapi, Maternidade da Zona Norte, Hospital de Santana, Hospital da Criança e do Adolescente, asfaltamento da AP-070, construção de escolas e obras de saneamento.
Durante o trabalho dos senadores, a mídia aliada ao governador Waldez Góes (PDT) informou que os parlamentares estavam atuando para travar os recursos, fato esse que foi desmentido pelo senador Davi Alcolumbre na manhã desta quinta num programa de rádio local.
Ele disse que em vez de o governo reconhecer o esforço dos senadores para destravar os recursos, iniciou uma estratégia para atacar os mesmos, o que, segundo Davi, é uma mentira, queixando-se que o governador não procura os senadores e citando que Capiberibe solicitou audiência com Waldez e, até o momento, não foi recebido.
O recurso que foi liberado pelo BNDES será para pagar as medições das obras que estavam em andamento até o final de dezembro. “O Banco só renova crédito quando você presta contas do que fez. Isso mostra que nós fizemos o dever de casa”, disse o ex-secretário de Governadoria, Juliano Del Castilo.
SAÚDE
– UPA Zona Sul
– Maternidade da Zona Norte
– Duplicação do Pai-Pediatria
– Centro de Regulação e Rede de Urgência e Emergência com sete bases nos municípios
– Novo Hospital de Santana
– Nefrologia de Santana
OBRAS RODOVIÁRIAS
– AP-070 – Ramal do Itaubal
– AP-070 até Cutias do Araguari
– Ponte do Rio Matapi
– Ramal entre Mazagão novo e Mazagão Velho
ESCOLAS
– Escola Gonçalves Dias