O senador João Capiberibe (PSB/AP) solicitou uma Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, para discutir e buscar soluções para os elevados preços das passagens aéreas, praticadas na região Norte do País.
De acordo com o senador, atualmente, apenas duas empresas (Gol e Tam) operam nos trechos entre os Estados do Amapá e Pará, por exemplo, com tarifas impraticáveis.
“Um voo de Macapá a Belém, cuja duração é de aproximadamente trinta minutos, gira em torno dos R$2.800,00. Um absurdo para a realidade da população local, que só tem os meios aéreo ou fluvial para se deslocar ao resto do País” – ressalta.
Para exemplificar a disparidade de preços, Capiberibe ainda cita que o voo Brasília – Salvador, cuja duração é de aproximadamente 1h50, custa cerca de R$480,00, ida e volta.
Para tratar do assunto, serão convidados para a audiência pública os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys, da Tam Linhas Aéreas, Líbano Barroso, da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, além da TRIP Linhas Aéreas, José Mario Caprioli. A data será definida pela Comissão de Infraestrutura.