Neste sábado, 16, a reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap) convidou os parlamentares federais do Estado para uma visita às obras de construção do Hospital Universitário, que estão sendo realizadas através de emenda de bancada.
Ocupando uma área de 40.000 m2, aproximadamente, o hospital está sendo edificado no campus Marco Zero, localizado no bairro Universidade, Zona Sul de Macapá.
De acordo com a reitora da Unifap, Eliane Superti, as fundações e a primeira laje já estão concluídas. “E isso só foi possível porque os nossos parlamentares garantiram os recursos”, agradeceu.
Além da emenda parlamentar, a deputada Janete lembrou que sempre tem destinado recursos à Unifap. Como exemplo citou: a manutenção dos cursos voltados à mulher, à maturidade e também a construção do campus binacional, entre outros investimentos.
Nessa primeira fase, a bancada alocou R$ 100 milhões, através de emendas impositivas. “Essa obra, além de melhorar o atendimento de saúde do nosso povo, tem um simbolismo político. É a primeira vez que há coesão política”, disse o senador Capiberibe ao enaltecer a união de toda bancada para garantir os recursos.
Capiberibe disse ainda, que todo o andamento da obra está sendo acompanhado através da Gestão Compartilhada, que é uma metodologia adotada por ele e pela deputada Janete na execução das emendas parlamentares.
“Através de um grupo de WhatsApp, todos os parlamentares e a reitoria da Unifap fazem o acompanhamento dessa obra”, informou.
Nesta primeira etapa da obra, estão previstas a execução de Unidade de Internação com 180 leitos hospitalares, 60 leitos de UTI, unidade ambulatorial com 33 consultórios, triagem especializada com urgência e emergência referenciadas, unidade de apoio de diagnóstico e terapia com unidades funcionais completas de imagenologia, métodos gráficos, patologia clínica, anatomia patológica, centro cirúrgico com 10 salas de cirurgia e apoio técnico logístico com todos os serviços de apoio necessários ao bom funcionamento do Hospital.
Participaram da visita, além dos parlamentares socialistas, os deputados Roberto Góes (PDT), Caubuçu Borges (PMDB), André Abdon (PP), Marcos Reátegui (PSC), Vinicius Gurgel (PR), Marcivânia Flexa (PCdoB) e os deputados estaduais, Roseli Matos, Luciana Gurgel e o juiz federal João Bosco.