O senador João Capiberibe (PSB/AP) garantiu para o Orçamento Geral da União de 2018 quase R$ 15 milhões para beneficiar os municípios do Estado do Amapá para a realização de obras, aquisição de equipamentos, infraestrutura básica e demais melhorias para a população amapaense.
Desse total de quase R$ 15 milhões, o senador Capiberibe destinou metade para a saúde, que serão distribuídos para aquisição de equipamentos para as especialidades de artroscopia, ortopedia, nefrologia, oftalmologia, oncologia e para uma central de medicamentos em Macapá. Além disso, nesse montante de recursos para a saúde, estão incluídos a construção de uma Central de Abastecimento Farmacêutico climatizada (CAF) para Santana e investimentos para o Programa de Atenção Básica (PAB) nos municípios de Cutias, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão, Macapá, Serra do Navio e Vitória do Jari.
Para a educação, serão beneficiados o Instituto Federal do Amapá (IFAP), a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a Universidade Estadual do Amapá (UEAP), para investimentos na ampliação e modernização tecnológica de ambientes de aprendizagem e para aquisição de equipamentos. Também na área de educação, Vitória do Jari receberá recursos para aquisição de ônibus para transporte escolar.
Na área de meio ambiente terão recursos garantidos para a produção e cultivo na Floresta Nacional do Oiapoque e para o ICMbio de Macapá. Já para Turismo e Cultura, os investimentos são para a Praça do Coco e para o Teatro Bacabeira, ambos em Macapá.
O senador também pensou nas áreas de Esporte, Segurança e Tecnologia. Terão recursos para a reforma do Ginásio Poliesportivo Santina Rioli e para o fortalecimento das atividades de prevenção e combate ao crime, em Macapá. E, ainda, a Empraba será beneficiada para a área de tecnologia e desenvolvimento agropecuário.
Infraestrutura – Para infraestrutura, os investimentos são diversos. Podemos citar, as placas solares, da Vila Brasil, no Oiapoque e a implantação de energia solar na aldeia Kumene, também no Oiapoque. E por meio do programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, recursos para a continuação das obras de pavimentação no Igarapé da Fortaleza; a construção de um Centro Social no Oiapoque; de passarela, em Macapá; e de fábrica de bloquete, nos municípios do Amapá, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
Vale destacar que a Marinha do Brasil no Oiapoque também será contemplada com recursos para a prestação de auxílio para a navegação aquaviária da Capitania dos Portos.
Cadeia Produtiva – Para a cadeia produtiva, os recursos são para o Governo do Estado investir na castanha, no caranguejo e no cacau. Mazagão também será beneficiado para a cadeia produtiva da castanha no Programa Terra Sol.
A Associação dos Moradores das Margens da Linha Férrea de Santana, serão beneficiados com recursos para a capacitação dos moradores em relação ao artesanato.