Na última sexta-feira, 23, o senador Capiberibe e a deputada Janete participaram da Assembleia dos Povos indígenas do Oiapoque, cuja pauta foi a avaliação das políticas públicas destinadas às etnias que habitam a região. Na ocasião, os dois parlamentares socialistas alertaram os indígenas sobre os recentes ataques aos seus direitos, sobretudo, sobre a questão da posse de suas terras.
Saúde e Educação foram as políticas avaliadas pela assembleia. Divididos em grupos, os indígenas apontaram os problemas e as soluções para melhoria dos serviços oferecidos pelo poder público. Atendimento médico deficitário na Casai e falta de escolas nas aldeias foram pontos negativos apontados, entre outros.
Na sua fala, Janete disse que são poucos os deputados federais que defendem a causa indígena, e que existe uma constante ameaça de retrocesso nos direitos garantidos pela constituição de 1998, no que tange a demarcação das terras indígenas. “A bancada ruralista quer mudar a legislação para conseguir mais terras para suas fazendas”, explicou.
Já o senador Capiberibe disse que é fundamental o melhoramento das ações de saúde e educação voltados à comunidade indígena, mas exortou que a luta pela manutenção dos diretos dos povos indígenas é uma necessidade urgente.
“O orçamento da Funai foi cortado pela metade, ruralistas querem avançar suas fazendas sobre as terras indígenas e o governo federal é dominado por partidos golpistas, como o Democratas, antigo PFL, que votam sistematicamente contra os interesses indígenas”, disse o senador.