Representantes da Negritude Socialista Brasileira (NSB) reuniram-se nesta quarta-feira (18/11), com os senadores João Capiberibe (AP), líder da bancada no Senado, e Lídice da Mata (BA), para apresentar o trabalho da negritude socialista e pedir o apoio da bancada às principais reivindicações defendidas pelo Movimento Negro.
Participaram do encontro, a Secretária Nacional da NSB, Valneide Nascimento dos Santos; o Secretário-Geral da NSB, Domingos Barbosa dos Santos; e a Secretária Executiva da NSB, deputada estadual Cristina Almeida (AP), entre outros militantes do movimento negro.
Entre as reivindicações apresentadas aos senadores, destacam-se a defesa da Lei 10.639/2003, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afrobrasileira nas escolas públicas, sua implementação, fiscalização e respeito; a defesa da política de cotas; a regulamentação e titulação dos territórios quilombolas; o enfrentamento à xenofobia, racismo e todas as formas de discriminação; a defesa da PEC 160, que destina 5% do Fundo Partidário para a promoção da participação política dos afrodescendentes; e a rejeição da PEC 215, que ameaça os direitos, valores, costumes e a cultura dos povos nativos, quilombolas e o meio-ambiente.
Além disso, os representantes da NSB pediram que a bancada socialista no Senado direcione emendas parlamentares para a implementação de políticas públicas e ações afirmativas de promoção da igualdade racial, especialmente na educação e no combate à violência contra a juventude negra e à morte de mulheres negras.
O senador João Capiberibe, líder da bancada, elogiou a organização e a mobilização do movimento negro do PSB e manifestou sai apoio integral às reivindicações apresentadas. “A NSB tem nos dado lições de militância e de mobilização que muito nos estimulam e merece ser apoiada em todas as suas reivindicações”, afirmou.
A senadora Lídice da Mata (BA) também parabenizou a NSB por sua organização e participação na Semana da Consciência Negra e na Marcha das Mulheres Negras, ocorrida hoje em Brasília, e defendeu uma maior participação da NSB nas instâncias partidárias. “Precisamos avançar mais nessa organização e no debate da pauta do movimento negro nas instâncias e ações partidárias”, defendeu. “A questão racial é uma questão central na luta política e de inclusão social hoje no Brasil”, acrescentou.
Assessoria de Comunicação/ Liderança do PSB
Foto: Reinaldo Ferrigno