Na quarta-feira, 17, em pronunciamento no Senado, o senador João Capiberibe (PSB-AP) relatou os avanços do governo do Amapá no que diz respeito à habitação popular. Capiberibe afirmou que, entre 2002, quando saiu do governo, e 2011, quando seu filho, Camilo Capiberibe, iniciou o mandato como governador, as ações na área de habitação foram negligenciadas e recursos federais foram desperdiçados.
– Essa realidade começou a mudar com os investimentos em habitação promovidos pelo governo do Amapá com a construção de diversos conjuntos residenciais tanto na capital como no interior do estado – afirmou.
O senador informou que, segundo o Censo 2010 do IBGE, o déficit habitacional do Amapá é de pouco mais de 25 mil moradias. Dessas, quase 14 mil estão em condições de risco ou não apresentam condições dignas. Capiberibe informou que, até 2014, mais de 10,2 mil unidades serão entregues somente em Macapá.
– Todo esse esforço do governo do Amapá está sendo realizado graças ao apoio decisivo da presidente Dilma Rousseff, que tem reconhecido o trabalho, a austeridade e a seriedade do governo estadual no trato com os recursos públicos.
João Capiberibe, que acompanha as ações do programa de habitação implementado desde o dia da posse do governador Camilo, informou que o Governo do Amapá (GEA) cumpriu todas as exigências da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, está adimplente, dispõe de área legalizada, e apresentou proposta inovadora para fazer do conjunto Miracema, o protótipo da cidade sustentável do ponto de vista socioambiental e econômico. Realizou, em meados de 2012, Chamada Pública para contratação de empresa qualificada para construção da obra. Está tudo pronto para assinatura de convênio, que deverá acontecer nos próximos dias.
-Venho acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto, tanto na Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, como junto ao governo do Amapá, não poderia deixar de comentar a nota sobre habitação distribuída pela assessoria do senador José Sarney, pois desconheço qualquer articulação, por parte do meu companheiro de bancada, junto ao Ministério das Cidades em apoio à política habitacional implementada pelo Governo do Amapá.