Depois de Amapá, Cutias, Vitória do Jari e Santana, o Governo do Estado, através do programa Água Para Todos, entregou nesta sexta-feira, 18, o novo sistema de abastecimento de água da sede do município de Mazagão. O senador Capi estava lá para conferir que, assim como nos demais municípios, a obra construída produzirá água tratada o suficiente para atender toda a população, acabando com o sofrimento de quem dependia de poços amazonas.
Leia na íntegra matéria da Agência Amapá
O sistema de água de Mazagão foi construído em 1972 é ampliado na década de 90 pelo ex-governador João Alberto Capiberibe, porém devido ao crescimento populacional e a falta de investimentos por parte do Estado entre 2003 e 2010, o sistema ficou deficiente, atendendo cerca de 50% da população. O restante da população depende, quase na totalidade, de poços amazonas.
De acordo com o vereador do município, Osana Nunes, na maioria dos bairros criados nos últimos anos, o índice de contaminação por doenças hídricas é elevado, lotando os hospitais com problemas de diarreias e vômitos. “Esse sistema é importantíssimo para o povo de Mazagão, pois vai atender toda a população, reduzindo nossos problemas na área da saúde” disse o vereador.
Já o líder comunitário José Silva dos Santos lembrou que, além do sistema de água, o Governo do Estado está construindo a ponte do Rio Matapi, asfaltando a estrada que liga Mazagão Novo a Mazagão Velho e acaba de entregar a praça da orla de Mazagão Novo. “Nunca nosso município recebeu tantas obras ao mesmo tempo” afirmou.
Mesmo ausente na entrega da obra, em razão da Lei eleitoral, o governador Camilo Capiberibe foi lembrado pelas lideranças do município. De acordo com o vereador Domingos Louro, tais obras refletem o desejo do governador em ver o crescimento de Mazagão .
Presente na solenidade de inauguração, o senador João Alberto Capiberibe (PSB) lembrou da situação que o governador recebeu o Estado em 2011 e das dificuldades para sanear a administração, captar recursos em Brasília e executar os projetos de interesse da população.
A reforma e a ampliação do sistema de abastecimento de água de Mazagão foram realizadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Município, em parceria com o Governo Federal, através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), totalizando cerca de R$ 2,9 milhões.
Para o diretor-presidente da Caesa, Ruy Smith, a decisão do governo em investir o volume de recursos em obras que não aparecem externamente, reflete principalmente respeito e compromisso com a população amapaense. Em todo o Estado, o governo investe mais de R$ 300 milhões em abastecimento de água.