Mais 20 médicos cubanos do programa Mais Médicos desembarcaram no último sábado (8/3), no Aeroporto Internacional de Macapá para atuar na assistência à saúde nos municípios. A vinda deles reforça o atendimento na Atenção Primária. Com esse incremento, o programa, no Amapá, passa a ter 90 médicos cubanos e 3 brasileiros atendendo nos 16 municípios, incluindo o Bailique (5) e a área indígena (3). O senador Capi estava presente à recepção aos médicos no Macapá Hotel.
“No Amapá estamos muitos felizes com a chegada dos médicos cubanos. Aqui eles são muito bem vindos. Chegarão aos municípios onde não conseguimos levar profissionais para garantir atendimento. Nos ajudarão ainda a implementar a saúde preventiva, como em Cuba, uma importante inversão da lógica das políticas públicas em geral, que em vez de trabalhar a prevenção focam toda energia e recursos em tratamentos”, declarou o senador.
O secretário de Saúde, Jardel Nunes, tem a expectativa de que o Mais Médicos seja mais um reforço de profissionais da saúde para o Amapá. “O Governo do Estado já havia tentado essa estratégia, mas agora, com o projeto executado pelo Governo Federal, o trabalho se tornou realidade e levado para todo o Brasil”, pontuou.
Leia também matéria da Agência Amapá aqui: http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/37716/