Capi (PSB) e Randolfe (Rede) mostram afinidade política e programática para governar Macapá
Macapá, 10/09/2020 – Competência para realizar com poucos recursos, independência em relação a grupos políticos e econômicos, compromisso com o povo, capacidade para modernizar a administração pública, transparência, resultados consistentes e comprovados de desenvolvimento, fortalecimento econômico e qualidade de vida para a população, determinação para promover o diálogo e a solidariedade. Estes foram alguns expoentes do Encontro para o Futuro, realizado entre o senador Randolfe Rodrigues, da Rede, e o pré-candidato à prefeitura de Macapá Cidadão João Capiberibe, do PSB, 2 dias depois de a Rede anunciar apoio ao pré-candidato Capi, indicando para vice da chapa o advogado Rubem Bemerguy.
Até o final, o Encontro para o Futuro somava 10.300 visualizações, 926 compartilhamentos e 3.771 comentários. Realizado na noite desta quinta, 10, reuniu lideranças políticas locais – a deputada estadual Cristina Almeida, a coordenadora do Elo Mulheres Juli Pereira, o coronel Barbosa – e nacionais – como Marina Silva, Carlos Siqueira, Alessandro Molon e Heloísa Helena, artistas e grande participação popular e pode ser visto aqui.
Mãos honestas – Randolfe recordou que ele e Capi são “igarapés sempre na direção do mesmo rio, da luta do povo do Amapá, de uma Macapá mais humana e mais solidária”, apontando a afinidade e a trajetória política de ambos. “Capi sempre foi vanguarda sobre o que fazer para o povo do Amapá”, afirmou, ao destacar o sucesso do seu trabalho como secretário da juventude, sob a orientação de Capiberibe, para, em seguida, eleger-se deputado estadual. Ele ressalta que a aliança entre Rede e PSB é para que “Macapá seja governada por mãos honestas e tenha na condução uma mão firme e experiente para superar esse momento difícil e, junto com seu povo, reconstruir a autoestima de nossa gente e os valores da cidade. Só a sua mão experiente poderá nos liderar nesse período”.
No decorrer da conversa, trataram de recursos de emendas enviados ao governo do estado, à prefeitura de Macapá e às outras 15 prefeituras – indiferentes de serem ou não oposição –, de obras realizadas antes e agora e do crescimento econômico estadual de até 7% durante o governo Capi, enquanto a economia nacional andava a menos da metade disso.
O novo – Um dos principais articuladores da aliança entre PSB e Rede, o pré-candidato a vice-prefeito Rubem Bemerguy, afirmou que “Temos que construir muito e juntos pelo Amapá”. Rubem listou o que considera novo na política: “Novo é sanear as áreas de ressaca. Abraçar e caminhar com os agricultores familiares. É deixar de fazer de conta que a falta emprego e renda não é responsabilidade da prefeitura. Combater a pobreza é o novo. Não permitir que 11% dos jovens e crianças de Macapá fiquem fora da escola. Novo é entregar políticas públicas a quem nunca teve”.
Bemerguy recordou que a época mais rica da sua vida ocorreu quando foi secretário de estado de educação e foram constituídas cooperativas de serventes, merendeiras e motoristas que recebiam recursos através das cooperativas, os prestadores de serviço ganhavam mais, o poder público economizava e a qualidade do serviço melhorou.
Justiça Social – Marina Silva, presidente de honra do seu partido, contou da sua alegria com a aliança entre PSB e Rede. “Tenho certeza que com a participação do PSB, da Rede, do Rubem, do Randolfe, da Janete [Capiberibe, pré-candidata a vereadora], vamos ter um bom programa, que cuida da vida das pessoas, que cuida da cidade, olha para a situação de vulnerabilidade que muitas pessoas estão vivendo nesse momento de pandemia em que perderam seus empregos”.
Marina lembrou o pioneirismo de Capi no governo do Amapá, cujo programa serviu de modelo para toda a Amazônia, promovendo desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade ambiental.
União – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, afirma que Capi é “orgulho para o PSB e sempre inovou e tem ideias jovens e novas para fazer de Macapá uma cidade moderna, conectada ao futuro e à gestão compartilhada. Uma união que vem em boa hora e tem tudo para dar certo”. E completou: “Capi e Randolfe aliam juventude, experiência, competência e dedicação ao seu povo. Macapá só tem a ganhar”.
Compromisso – Juli Pereira, porta voz municipal da Rede e coordenadora do Elo Mulheres, disse que Capi e Randolfe são líderes nos quais se inspira e os conheceu através de seu pai, que valorizava a política como forma de transformar a sociedade. Juli destaca que a união PSB e Rede “vai trazer muito avanço para Macapá, combater a velha harmonia e a corrupção. Acredito muito na independência dessa chapa. O único compromisso de Capi, Randolfe e Rubem é com o povo. Combater a fome, a miséria e a pobreza. As mulheres vão trabalhar com afinco, com amor, novamente, por uma Macapá Feliz”.
Modernização – A deputada estadual pelo PSB, Cristina Almeida, enfatizou que “Capi e Rubem são o melhor caminho para o futuro de Macapá: um futuro próspero está por vir, você só precisa acreditar no poder de decisão q você tem”.
Referindo-se aos participantes do Encontro para o Futuro, ressaltou que “aqui estão aqueles que fazem política pensando na população mais pobre” e que a união entre Rede e PSB é “a democratização da cidade, a modernização dos serviços públicos, investimentos na áreas sociais, a participação popular em decisões importantes que há muito tempo o povo de Macapá não sabe o que é e a fiscalização e transparência dos recursos públicos”.
O coronel Barbosa considera que a união entre Rede e PSB é um momento importante para a política e o melhor para Macapá, lembrou o trabalho feito por Capi nos seus governos de valorização da agricultura – origem da sua família – e da segurança pública que a tornaram referência nacional e internacional, além da atuação conjunta de Capi e Randolfe para a transposição dos servidores do ex-território à União.
O líder do PSB na Câmara, deputado Alessandro Molon, tem “certeza que Capi na prefeitura vai fazer Macapá se tornar uma cidade muito melhor. Essa união muito importante para Macapá, para o Amapá, para todo o Brasil”. Molon elogiou a união de “dois grandes homens públicos comprometidos com a defesa da democracia, a defesa dos interesses do povo, a luta contra a corrupção, pela transparência e fiscalização, comprometidos com o Amapá, que honram o Norte e honram o Brasil”.
A ex-deputada federal e ex-senadora Heloisa Helena afirmou que a união entre PSB e Rede está dando grande alegria. “Meu coração está aí batendo junto com vocês e com os tambores do marabaixo”.
A bailarina Cátia Barbosa prestou uma homenagem aos líderes políticos e enviou um vídeo com uma apresentação de dança, exibido no Encontro para o Futuro.
O Encontro para o Futuro declarou seu amor a Macapá com as canções de Zé Miguel, “Meu Endereço”, e a inédita “Canção da Unidade”.