O Senador João Capiberibe (PSB-AP) esteve na tarde desta terça-feira (6/8) no IBAMA para impulsionar os trâmites de execução das obras do trecho-sul da BR 156, entre Macapá e Laranjal do Jari (AP).
A maior parte do trecho-sul da rodovia é classificada como estrada-parque – que é uma via de acesso dentro de uma unidade de conservação cujo formato e dimensões são definidos pelos aspectos históricos, culturais e naturais a serem protegidos. Cabe ao Instituto Chico Mendes (ICMbio), junto ao IBAMA, autorizar e fiscalizar esse tipo de construção.
Além do senador, estavam presentes à reunião Bruno Mineiro (Secretário de Transportes do Amapá), Aline Pimenta (Coordenadora Geral de Meio Ambiente do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transporte -DNIT), Marcelo Marcelino (Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes -ICMbio) e Janete Capiberibe (deputada federal pelo Amapá).
Para João Capiberibe o mais importante é aliar preservação e cidadania. “Com essa reunião eliminamos alguns entraves burocráticos que esbarravam nas exigências da portaria que regulamenta a construção de estradas-parque. Com isso, as obras, a partir de agora, tomarão fôlego e seguirão em favor e defesa do meio ambiente aliados às necessidades das comunidades da região, garantindo mobilidade segura e transporte com preços mais acessíveis”, declarou o senador.