O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe, ambos do PSB/AP, reuniram-se, na Itália, com o presidente da Confederação Italiana de Agricultores e presidente da Confederação Internacional de cooperativas Giuseppe Politi. Os parlamentares brasileiros foram propor o intercâmbio entre agricultores familiares amapaenses e italianos com o objetivo de desenvolver práticas de agricultura familiar sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico.
Ficou acertado que Politi viajará ao Amapá em outubro, liderando uma comitiva italiana que vai encontrar-se com agricultores familiares e representantes dos setores econômico e político do estado. Depois disso, a intenção é que agricultores ou famílias inteiras de agricultores viajem ao outro país para viverem experiências diferenciadas. Um projeto semelhante já é desenvolvido com o Paraguai. Capiberibe recorda que a Itália tem uma agricultura familiar milenar bastante organizada e economicamente viável.
O embaixador brasileiro em Roma, José Viegas, afirmou que será um facilitador das cooperações entre as instituições italianas e o estado do Amapá. A deputada Janete, o senador João Capiberibe e o senador italiano Guido Pollice encontraram-se com Viegas em almoço que lhes foi oferecido pela Embaixada Brasileira em Roma.
Na terça-feira, 05, à tarde, encontraram-se com a vice-presidente do Senado Italiano e membro do Parlamento Europeu, a senadora Emma Bonino. A parlamentar de esquerda, identificada com a defesa dos direitos humanos, sensibilizou-se com as ações para inclusão das parteiras tradicionais e, especialmente, de atenção às mulheres vítimas de acidentes ribeirinhos com escalpelamentos relatadas pela deputada Janete Capiberibe. A senadora aceitou o convite para conhecer o Amapá.
Uma delegação deverá viajar ao Brasil em data ainda não prevista. Ambas já haviam estado juntas, em 1996, no Parlamento Europeu.