Nessa sexta-feira, 18, num evento realizado no Atalanta Hotel, em Macapá, o senador João Capiberibe (PSB/AP) apresentou o aplicativo “Senador Capi”. O público presente era formado por autoridades, sindicalistas, jornalistas, blogueiros e representantes da sociedade civil.
Capiberibe explicou que o aplicativo funciona com cinco eixos de funções distintas: Democracia Participativa, Cidade Colaborativa, Gestão Compartilhada, Transporte Coletivo, Notícias e Discursos. De acordo com o senador, todos os eixos possuem o mesmo objetivo: promover o controle social, a transparência e a participação popular, que são os pilares da Gestão Compartilhada.
“O aplicativo Senador Capi surgiu de nossas experiências de gestão compartilhada das nossas emendas parlamentares, sobretudo, das destinadas ao conjunto Embrapa, conjunto Morada das Palmeiras e para o Igarapé Sustentável. Ela se mostrou uma poderosa ferramenta de controle social. No conjunto Embrapa, por exemplo, a obra já realizada, de bloquetagem de oito travessas, sobrou mais R$ 83 mil”.
A moradora do Embrapa, Ana Lobato, disse que “a gestão compartilhada foi importante para a realização da obra no conjunto, porque nós tivemos a oportunidade de acompanhar o dia a dia dos serviços, e, além disso, aproximou os moradores e agora também cuidamos da nossa segurança”, exemplificou.
O ex-governador Camilo Capiberibe disse que no Brasil uma pequena parcela da população usufrui da riqueza nacional e que a gestão compartilha pode furar a barreira criada pelo estado para se proteger da população.
Ofirney Sadala (PHS), prefeito de Santana, afirmou que a gestão compartilhada, além de ser uma ferramenta de controle social importante para a população, também é muito boa para os gestores que terão, nas suas mãos, as demandas da população em tempo real.
A deputada Janete Capiberibe relembrou que o senador Capi, desde os tempos que foi prefeito de Macapá, já prestava contas do dinheiro público. Janete também terá um aplicativo de igual ao do senador.
“Ele informava suas contas em um outdoor na frente da prefeitura. A transparência e o combate à corrupção sempre foram uma preocupação constante para ele. Capi sempre esteve à frente do seu tempo”, ressaltou.