O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a tão aguardada Licença Prévia nº 566/2018, que permite a instalação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Cafesoca, projetada no rio Oiapoque, no Estado do Amapá.
A PCH Salto Cafesoca, administrada pela SAPEEL, compreende 7,5 megawatts de energia. Junto com o parque de energia solar instalado também na região do Oiapoque, que gera 4 megawatts, as usinas irão somar 11,5 megawatts de energia, o suficiente para atender mais que o dobro da necessidade do município.
“O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o Ibama cumpriram o que nos prometeram e a Licença Prévia foi emitida. Agora, a expectativa é que as obras comecem no segundo semestre e devem gerar centenas de emprego”, assinalou o senador Capiberibe.
O projeto teve início em 1995, quando Capiberibe era governador do Amapá, e é considerado um modelo de desenvolvimento, no qual a atividade econômica é combinada com a preservação ambiental.
Histórico – Vale lembrar que a PCH Salto Cafesoca é uma bandeira de luta do senador há mais de 20 anos. Recentemente, no dia 28 de fevereiro, Capiberibe esteve com o ministro Sarney Filho e sua equipe técnica. Na ocasião, o senador foi informado de que logo seriam emitidas também as Licenças Ambiental e de Operação.
Capiberibe também esteve no Ibama no dia 21 de fevereiro, solicitando à Presidência do órgão soluções para os entraves da emissão da Licença Prévia.