João Capiberibe recebe representantes dos professores, em Brasília/DF
Foi aprovado nesta terça-feira, 7, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), requerimento do senador João Capiberibe (PSB/AP) que solicita audiência pública para discutir e buscar uma solução para o fim da greve dos professores universitários.
A paralisação já dura quase três meses, atingindo 56 das 59 universidades federais, além de 34 institutos federais de educação tecnológica, dos 38 existentes. Dentre as principais reivindicações dos professores está a reestruturação do Plano de Carreiras e melhores condições de infraestrutura nas instituições. Capiberibe justifica a importância e urgência da audiência pública lembrando que “a educação é o único serviço que não pode ser reposto sem perda do aprendizado para os estudantes, professores, nem para o futuro do Brasil”.
A aprovação da audiência pública está sujeita a votação na CAE, que é presidida pelo senador Delcídio do Amaral (PT/MS) e composta por outros 27 parlamentares (lista dos senadores membros da CAE aqui: http://migre.me/acrkG). A expectativa é de que a realização da audiência seja votada já na próxima terça-feira (14/08). Se aprovada, deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em data ainda a ser definida.
Para o evento, serão convidados o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), professor João Luiz Martins; do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Professora Marinalva Oliveira; além do presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu.