No dia 9 de novembro deste ano, o senador João Capiberibe esteve com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar do plano de expansão do atendimento de radioterapia no Serviço Único de Saúde (SUS), onde o Amapá foi contemplado e desde 2012, quando esse projeto foi lançado pelo Ministério da Saúde, que existe a espera pela definição da execução do projeto no Estado.
O objetivo do projeto é fortalecer as ações do Programa Nacional de Controle do Câncer do colo de útero e mama, além da ampliação e qualificação da Assistência Oncológica no SUS.
Na ocasião, o Ministério da Saúde se comprometeu a executar a obra física no valor de R$ 2,5 milhões e adquirir o equipamento de radioterapia que custará US$ 606 mil dólares. Por outro lado, a Secretaria de Saúde do Amapá teria que disponibilizar a área para a implantação do projeto. Hoje veio a boa notícia: o governo do Estado do Amapá, por meio de ofício informou que já disponibilizou a área e o projeto será implantado em uma área junto ao Hospital de Especialidade Alberto Lima – Hcal.
“O ministro da Saúde se comprometeu em priorizar o Amapá, uma vez que o projeto já foi aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado do Amapá e agora tramita na Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEM do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A previsão é que as obras comecem no início em abril de 2017 e entre em operação em maio de 2018”, destacou o senador Capiberibe.
Esse projeto representa um benefício aos usuários do serviço de oncologia e evitará o deslocamento dos pacientes do Amapá para outras Unidades da Federação.