Já pensando no próximo passo que é a execução do Projeto Igarapé Sustentável, no Polo da Fazendinha e no Igarapé da Fortaleza, representantes do gabinete do senador João Capiberibe (PSB) estiveram reunidos na manhã deste domingo, 22, na Associação dos Produtores do Polo (Assopolo) onde debateram sobre a importância da organização dos moradores para o sucesso dos empreendimentos.
Eudimar Vianna, um cidadão natural da Vila do Iratapuru, em Laranjal do Jari, mostrou a experiência que eles desenvolveram naquela região e que é exemplo de cooperativa bem sucedida, tendo como foco principal a sustentabilidade.
Foram exibidos vídeos mostrando que os moradores fornecem o óleo da castanha para a empresa Natura, a qual produz cosméticos que são retirados da floresta. “O senador João Capiberibe foi o entusiasta desse projeto durante a gestão dele como governador, e que fez parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA)”, lembrou Eudimar.
Durante a reunião também foram apresentadas as obras do projeto Igarapé Sustentável, que contempla o asfaltamento das vias do Polo e CD rural, implantação de três unidades de beneficiamento, uma fábrica de polpas de frutas e vegetais no Polo e outra de beneficiamento de camarão no CD Rural. No Igarapé da Fortaleza será construído um centro de atendimento ao turista, implantação de um mercado agroextrativista, implantação de um trapiche de embarque e desembarque de produtos e passageiros.
Além disso, o projeto contempla a capacitação dos produtores através de curso de boas práticas para beneficiamento do camarão, polpas e vegetais, curso para corporativismo e associativismo, administração de entidades, noções de ecoturismo e capacitação de roteiros turísticos.
“Tem que ter união, nunca pode ter divisão. Procurem envolver a juventude, os filhos de vocês é que vão tomar conta”, orientou Eudimar sobre a criação da cooperativa na comunidade, a qual foi convidada a conhecer a experiência positiva da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
Estruturar e dinamizar a produção, incluindo potencial turístico, fortalecer a gestão participativa dos empreendimentos coletivos e aumento da renda das famílias beneficiadas foram alguns temas abordados durante o encontro.
Também participaram da reunião o técnico do Rurap, Daniel Santos; o coordenador do gabinete do senador no Amapá, Caio Isacksson; além do guia de turismo Marcelo Sá, que desenvolve atividade de turismo rural na região e representou a classe.
Ele, assim como a pesquisadora da Embrapa e moradora do CD Rural, Ana Euller, demostraram preocupação com a preservação ambiental do entorno. “Precisamos preservar o meio ambiente”, disse Marcelo Sá, ao lembrar da importância da preservação da Lagoa dos Índios, que “tem impacto direto aqui”, disse.
O projeto Igarapé Sustentável é de autoria do senador João Capiberibe, em articulação junto ao Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 13 milhões, mais contrapartida do Governo do Estado, responsável pela execução das obras.
O asfaltamento das vias já vem sendo executado. Além disso, as licitações das fábricas de vegetais e polpas já foram concluídas.