O senador João Capiberibe e a deputada Janete Capiberibe participaram hoje à tarde (20) da abertura da exposição de artesanatos, biojoias e vestuário da Escola de Pesca de Santana. A exposição fica até 22 de junho no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, e os professores e estudantes da Escola de Pesca serão os monitores da exposição na capital federal.
As biojoias, roupas e calçados são confeccionados com peles e escamas de várias espécies de peixes, como acaraçu, tamatá, pirarucu, tilápia, amanã, sarda, pescada amarela, entre outras.
Capiberibe destacou que a Escola de Pesca de Santana foi criada quando ele governava o Amapá e a deputada Janete era secretária de Indústria, Comércio e Turismo, e que a Escola de Pesca foi implantada, dentro das diretrizes do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá – PDSA.
“A Escola foi planejada para se construir algo diferente, dentro dos moldes do desenvolvimento sustentável, do equilíbrio entre o homem e a natureza e do incentivo à cadeia produtiva. E faço aqui um reconhecimento, se não fossem vocês com entusiasmo e dedicação, essa escola já tinha fechado as portas e mesmo com as precariedades, ela continua existindo e resistindo”.
A deputada Janete ressaltou que os produtos produzidos pela Escola de Pesca são fontes de renda para a população que fazem esse artesanato e fomentam o turismo sustentável com desenvolvimento social e econômico do Estado do Amapá. “A escola continua oferecendo educação técnica de qualidade para os jovens do nosso Estado e, principalmente, de Santana”.
Vale lembrar que para fortalecer o trabalho da Escola de Pesca de Santana, a deputada Janete Capiberibe destinou emenda de R$ 150 mil para aquisição de uma van para o transporte de alunos, artesãos e professores, cuja aquisição já está na tomada de preços. Ela se comprometeu de colocar mais R$ 1 milhão, em 2019, para implantar na Escola uma indústria de pescados.
Textos Sizan Luis Esberci e Greicy Pessoa
Fotos: SÉRGIO FRANCÊS