Do blog Repiquete no Meio do Mundo (Alcilene Cavalcante) – “O primeiro da série de lançamentos programados do livro “Florestas do meu Exílio” aconteceu em noite de emoção e registro histórico, na última sexta-feira, no SESC Pompéia, em SP.
O autor, senador João Capiberibe, ex-governador do Amapá, ex-prefeito de Macapá, conta no livro a saga que viveu com a esposa Janete, a filha Artionka, então um bebê, no período na ditadura militar no Brasil, quando foi preso e empreendeu fuga pelos países da América do Sul, que também estavam caindo nas mãos de ditadores. No Chile, nasceram os gêmeos Camilo, hoje governador do Amapá e Luciana. Golpe militar também no Chile e o casal com três filhos pequenos conseguiu asilo político no Canadá, onde viveram alguns anos, até se juntarem a um grupo de militantes dispostos a ajudar na construção de Moçambique, que tinha conquistado sua independência. A família ficou nesse país até a anistia, em 1979, quando voltou ao Brasil, mas ainda sofrendo as perseguições dos últimos anos da ditadura no país.
O livro é um relato lindo, bem escrito e emocionante. A história do casal de militantes amazônicos, contada em detalhes, recheada com incríveis histórias de amor, solidariedade e aventura. Estou lendo. E é daqueles livros que a gente não consegue largar.
Quase na hora do lançamento, o autor João Capiberibe escreveu em seu twitter:
@joaocapi “@alcileneblog Estou a caminho do Sesc Pompéia, não dá pra driblar a emoção!”
Meus filhos, Ricardo e Gabriel, foram ao lançamento do livro em São Paulo, vivenciar esse momento e abraçar Capi:”
Veja mais no blog Repiquete no Meio do Mundo, de Alcilene cavalcante: http://www.alcilenecavalcante.com.br/alcilene/emocao-no-lancamento-de-livro-com-a-historia-da-fuga-e-exilio-de-capi-e-janete