Nesta quinta-feira, 29, o futuro prefeito de Macapá, Capi40, escolheu a rampa do Santa Inês como cenário de sua Live Matinal. É dela, hoje sem nenhum tipo de infraestrutura, que desembarca boa parte do açaí que abastece as massadeiras da capital.
“Como prefeito vamos contruir aqui o Porto do Açaí. Mas, não é só isso. Para uma cidade se desenvolver economicamente é preciso ter projeto com início, meio e fim”, destacou Capi40 afirmando que a partir de 2021 a prefeitura vai assumir o papel de cuidar da economia.
Para Capi o essencial é agregar valor aos produtos. Na década de 90, quando o açaí servia apenas para o consumo dos nortistas, ele como governador encomendou pesquisa sobre manejo dos açaízais, já pensando na poupa e em outros produtos que ele poderia oferecer. “Infelizmente ficamos para trás. Mas, agora temos a oportunidade de construir um novo caminho”, comentou.
Além do açaí, Capi falou do potencial do turismo, da agroindústria, Banco do Povo e principalmente da produção do óleo de soja e ração aqui em Macapá. “Sim, isso é possível. Vamos estimular investimentos. Não tem segredo. Basta administrar a cidade pensando no bem estar de todos. Tanto os que vivem no campo como os que moram na cidade. Mas, para que essas transformações sociais aconteçam eu preciso que você confirme 40 dia 15 de novembro”, pediu Capi.