Cinco relatos dramáticos. Cinco histórias de perseverança para lidar com as marcas de um acidente. Esse é o ponto de partida da reportagem especial “Escalpelamento: dor e superação nos rios da Amazônia”, que a Rádio Senado leva ao ar em dois formatos: um programa especial de 30 minutos (no dia 18) e uma série de cinco capítulos dentro do programa Conexão Senado (entre os dias 21 e 25 de novembro).
Acidente que ocorre principalmente nos estados do Pará e do Amapá, o escalpelamento é o arrancamento brusco do couro cabeludo (escalpo) depois que os cabelos da vítima se enroscam no eixo do motor do barco. Em alguns casos, o eixo leva outras partes da cabeça, como orelhas e sobrancelhas. Os hospitais da região recebem novos casos todos os anos, apesar das ações de prevenção.
Uma delas é a Lei 11.970, aprovada pelo Congresso Nacional em 2009 e que obriga a instalação de uma cobertura nas partes móveis dos motores das embarcações para proteger os ocupantes. Um programa coordenado pela Marinha faz a instalação gratuita da cobertura. A estimativa, no entanto, é que cerca de 60 mil pequenas embarcações não cadastradas naveguem sem o equipamento e podem ser verdadeiras armadilhas ambulantes.
A reportagem também destaca as iniciativas para ajudar as vítimas, como os mutirões de cirurgias plásticas e as casas de apoio para mulheres escalpeladas, que se submetem a um longo tratamento. Elas têm que superar outros desafios, conta Franciane Santos, que perdeu o couro cabeludo, a orelha esquerda e a pálpebra do olho esquerdo quando tinha cinco anos:
— Ser vítima de escalpelamento não é fácil devido à discriminação. Percebo quando a pessoa está me olhando de outra maneira. Eu já vi pessoas rindo de mim, do jeito que eu sou. Eu evito até olhar para as pessoas.
COMO OUVIR
Dias e horários (de Brasília)
Série de cinco capítulos: 21 a 25 de novembro (segunda a sexta), às 7h30, dentro do programa Conexão Senado.
Programa especial: sexta (18), às 18h. Reprises sábado (19), às 10h, e domingo (20), às 17h.
Para sintonizar
Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5), João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).
Pela internet
A reportagem fica disponível para download na página da Rádio Senado (acesse aqui).