O senador João Capiberibe e a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) cancelaram todos os compromissos que tinham em Brasília na quinta, 24/10, para acompanharem, em Macapá (AP), o trabalho de socorro e assistência às mais de 1.300 vítimas do incêndio que destruiu mais de 300 casas no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às margens do Rio Amazonas, desalojando 397 famílias. As vítimas, por solicitação delas mesmas e de suas famílias, foram abrigadas em duas escolas no próprio bairro e no ginásio de esportes próximo.
Os parlamentares socialistas conversaram primeiro com os peritos da Polícia Técnico-Científica do Estado que vistoriavam o local em busca de indícios das possíveis causas do incêndio, que pouco puderam informar antes de avançarem as investigações.
“É uma imagem desoladora”, disse a deputada Janete, diante da devastação da imensa área reduzida à cinzas e entulhos.
O senador Capiberibe disse sentir-se mais abalado com a tragédia por ter passado sua infância e parte da juventude naquele bairro onde sua família fixou residência ao chegar das ilhas do Pará, onde nasceu. Capiberibe se emocionou ao encontrar com velhos conhecidos vítimas da tragédia. “Mas agora é pensar no futuro”, animou.
Sempre juntos, Capiberibe e Janete percorreram todas as dependências do abrigo improvisado. Conversaram longa e detalhadamente com as equipes sobre as estratégias de assistência às famílias acolhidas e, por várias vezes, acionaram instituições e empresas para a imediata solução de questões pendentes, relacionadas à assistência aos desabrigados.
A deputada Janete dedicou-se intensamente a confortar as famílias vítimas do incêndio, animando-os a ter fé e confiança por que os dias de provação pelo qual passavam estavam sendo “acompanhados com seriedade e espírito humano pelo governo do Estado”.
“Agora devemos nos preocupar com a reconstrução desses lares destruídos”, comprometia-se o senador Capiberibe, que já havia passado por experiência semelhante quando governava o Amapá no ano de 1989, quando outro incêndio no mesmo bairro deixou 90 famílias desabrigadas.
O senador Capi e a deputada Janete passaram a tarde da quinta-feira junto com os desabrigados. Ao deixarem as escolas onde estão acolhidas as vítimas, foram para o Palácio do Governo para participar da reunião com o prefeito da cidade, Clécio Luís e o governador Camilo Capiberibe. No encontro foi discutida, entre outros assuntos ligados à assistência às vítimas, a realocação habitacional dos desabrigados. Na reunião, que teve a participação do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e do secretariado do Governo, ficou decidido que serão oferecidas aos desabrigados as unidades habitacionais em construção pelo Estado e pelo Município. Assim, eles poderão optar por imóveis no Residencial Oscar Santos, da Prefeitura, e Cidade Macapaba, do Governo. O conjunto residencial da Prefeitura abrigará 100 famílias, as demais receberão moradias do Estado.