A deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) será homenageada na 4ª edição da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, entregue pelo Senado Federal. A solenidade acontece nesta terça, 3/12, às 11h, em Sessão de Premiações e Condecorações do Senado.
Exilada política durante a ditadura militar, Janete foi indicada pela sua história em defesa da democracia, dos povos tradicionais da Amazônia e do meio ambiente. É reconhecida por sua militância pela inclusão das parteiras tradicionais. Ganhou destaque pelo trabalho para erradicar os acidentes ribeirinhos com escalpelamentos na Amazônia, que vitima, principalmente, meninas e mulheres que têm seus cabelos arrancados pelo volante ou eixo dos motores adaptados à navegação. A Lei 11.970/2009, de sua autoria, ajudou a reduzir em 75% esse tipo de acidente.
A Comenda – A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 14, de 2010, do então senador José Nery. O objetivo é agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil. A Comenda é conferida anualmente a cinco personalidades.
Bispo de Olinda e Recife, Dom Hélder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e defensor dos direitos humanos. Defendia uma Igreja próxima aos empobrecidos. Em 1972, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Aposentou-se treze anos depois, em 1985.No final da década de 1990, lançou a campanha “Ano 2000 Sem Miséria”. Por conta das bandeiras que defendia, acusado de comunista,foi proibido pela ditadura militar de manifestar-se publicamente. Faleceu aos 90 anos, em 27 de agosto de 1999.