No final de semana o senador João Capiberibe e a deputada Janete visitaram o aposentado Cláudio Carvalho do Nascimento. No auge dos seus 91 anos, ele lembra com detalhes as histórias que viveu desde quando chegou em Macapá. Seu Nascimento tinha 25 anos e corria o ano de 1951.
Ante de vir para Macapá, seu Nascimento morava em Belém. Trabalha como funcionário civil do Ministério da Guerra, no setor financeiro da oitava Região Militar. Viajou de férias e apaixonou-se pela cidade. Algum tempo depois, mudou-se definitivamente.
De 1955 a 1957 foi prefeito de Macapá, nomeado pelo governador Janary Nunes. “Foi na minha gestão que mandei aterrar a rua Cândido Mendes, que naquele tempo era só palafita de um lado e outro”, lembrou.
Cláudio era irmão de um dos fundadores do escotismo no Amapá, o chefe Clodoaldo, e por muito tempo foi chefe escoteiro no Veiga Cabral. Ocupou os cargos mais importantes do então território do Amapá e foi preso na época da ditadura pelo simples fato de ter trabalhado para Janary Nunes.
“Seu Nascimento faz parte da história do Amapá. Ele e outros pioneiros ajudaram a construir o Estado que temos. Conversar com ele é aprender um pouco mais sobre o nosso Amapá”, comentou o senador.