O senador João Capiberibe (PSB/AP) recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP), Fabiano Pimentel e a contadora Marilene Nascimento. Uma das pautas do encontro foi para que o parlamentar socialista interceda junto à Universidade Federal do Amapá (Unifap) para que seja implantando o curso de Ciências Contábeis na Instituição.
Sobre esse assunto, o senador pediu para que o Conselho formalize o pedido à Unifap para que possam marcar uma audiência com a reitora Eliane Superti. “Será a partir disso que vamos verificar a possibilidade do curso ser implantado ou não”, comentou o senador.
Outro ponto debatido no encontro foi a possibilidade do senador ministrar uma palestra, cuja data ficou definida para o dia 31 de março, sobre a Lei da Transparência e a Gestão Compartilhada. “Vamos abordar a evolução da contabilidade no Estado e seu papel no controle dos gastos públicos”, destacou o senador, lembrando que em 2007 fez uma palestra no Conselho de Contabilidade abordando um tema semelhante.
Capiberibe enfatizou que as leis de Responsabilidade Fiscal, Transparência e Acesso à informação estão mudando a realidade do Brasil, mas que sociedade precisa aprender a fazer o acompanhamento dos gastos públicos e cobrar a transparência dos gestores.
Fabiano Pimentel disse que o Conselho tem grande potencial para fazer esse acompanhamento, mas que por outro lado faltam profissionais especialistas em contabilidade pública.
No final do encontro ficou decido que além da palestra marcada para o dia 31 de março, o senador fará um ciclo de debates nas faculdades abordando o tema “a evolução da contabilidade no Estado e seu papel no controle dos gastos públicos”.
“É de fundamental importância que os futuros profissionais das Ciências Contábeis aprofundem seus conhecimentos nas leis de Responsabilidade Fiscal, Transparência e Acesso à informação e que sejam multiplicadores. Só assim construiremos um país mais justo, com um combate efetivo à corrupção”, argumentou Capiberibe.