Foi aprovado na quarta-feira (12/12), no plenário do Senado, o projeto vindo da Câmara dos Deputados, que declara Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro, de autoria da deputada Janete, companheira de luta e de vida! Relator do projeto no Senado, João Capiberibe comemora: “a luta de Chico Mendes ganha força e jamais será esquecida”.
Leia abaixo a matéria da Liderança do PSB:
Aprovado PL de Janete que declara Chico Mendes patrono do meio Ambiente
De autoria da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), o PLC 95/2013, que declara Chico Mendes patrono do meio ambiente no Brasil, foi aprovado no início da noite desta quarta-feira (11) pelo plenário do Senado. O texto foi votado em regime de urgência conforme requerimento aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Para a autora do projeto a homenagem se justifica “pela importância do ambientalista na luta pela preservação da Amazônia e em defesa dos povos da floresta”. Recentemente, o relator da matéria na CE, senador João Capiberibe (PSB-AP), afirmou que os ideais de Chico Mendes continuam vivos, 25 anos depois de seu assassinato.
Em 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa quando saía de para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção. Casado com Ilzamar Mendes deixou três filhos, Angela (do primeiro casamento), Sandino e Elenira, na época com 19, dois e quatro anos de idade, respectivamente.