[Da Agência Senado]
Seis integrantes da Comissão Nacional da Verdade participam na terça-feira (26), às 14h30, de audiência pública na Subcomissão Permanente da Memória, Verdade e Justiça, que funciona no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O objetivo da audiência é tomar conhecimento do andamento dos trabalhos do grupo.
Participarão da audiência pública Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Rita Kehl, José Paulo Cavalcanti Filho, José Carlos Dias, Rosa Maria Cardoso da Cunha e Pedro Dallari, todos integrantes da Comissão Nacional da Verdade (CNV).
Criada pela Lei 12.528/2011, a CNV foi instituída em maio de 2012 e, desde então, vem apurando as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. A comissão é dividida em grupos de trabalhos (GTs) que apuram temas específicos: Golpe de 64, Estrutura de Repressão e Ditadura e Sistema de Justiça e O Estado Ditadorial-Militar.
O requerimento da audiência pública foi apresentado pelos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e João Capiberibe (PSB-AP).
Capiberibe é o presidente da subcomissão e Randolfe o vice-presidente.