A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, aprovou na manhã desta terça-feira (14) requerimento do senador João Capiberibe (PSB/AP) para a realização de audiência pública para discutir os documentos, as revelações e os depoimentos sobre agressões aos direitos de povos indígenas durante a ditadura militar (1964-1985) relatados no livro “Os fuzis e as flechas – História de sangue e resistência indígena na ditadura”, de autoria do jornalista Rubens Valente.
A obra será lançada em abril deste ano, pela editora Companhia das Letras. A iniciativa na CDH é analisar possíveis medidas a serem tomadas para compensação de danos causados pelo Estado Brasileiro aos povos indígenas durante a ditadura militar.
Durante um ano, Rubens Valente entrevistou 80 pessoas, entre índios, sertanistas, missionários e indigenistas e percorreu 14 mil quilômetros de carro, em 10 Estados e 10 aldeias indígenas do Amazonas, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O livro revela registros inéditos de erros e omissões que levaram a tragédias durante a construção de grandes obras, como a rodovia Transamazônica, a rodovia BR-174 e a Perimetral Norte.
Presidência – Hoje foi eleita, por aclamação, a senadora Regina Sousa (PT-PI) para a presidência da CDH para o biênio 2017-2018. O vice-presidente é Paulo Paim (PT-RS).