O senador João Capiberibe, presidente da Subcomissão da Memória e Verdade do Senado Federal, participou na terça-feira (6/5), no Rio de Janeiro, de uma diligência da Comissão de Direitos Humanos do Senado para acompanhar as investigações sobre a morte do coronel Paulo Malhães.
A diligência incluiu uma visita ao caseiro do coronel Paulo Malhães, Rogério Pires, que está detido na delegacia anti-sequestro no Leblon, desde o dia 29, por suspeita de participação no crime que resultou na morte do coronel.
O caseiro contou aos senadores que em nenhum momento confessou sua participação na ação que resultou na morte de Malhães. Para o senador Capi, esse é um importantíssimo dado sobre a conbdução das investigações: “Rogério é analfabeto e até o momento não teve nenhum advogado designado para sua defesa, se quer a Defensoria Pública foi acionada. Isso é inadmissível.”
Os parlamentares chegaram a ser impedidos de entrar na delegacia e criticaram a Secretaria Estadual de Segurança, que não teria comunicado à delegada de plantão sobre a vinda da diligência do Senado. Mas durante entrevista à imprensa, o senador Capiberibe recebeu uma ligação informando de que a entrada da comitiva havia sido liberada.
Além do senador Capi, participaram da diligência, a presidente da CDH do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), vice presidente da CDH, e o do presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous. Os três parlamentares já haviam se reunido na última terça-feira (29/4), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Os membros da diligência reuniram-se também com o chefe da polícia civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, e outros delegados envolvidos na investigação do caso, entre eles, o delegado Marcos Castro Maia, da divisão de Homicídios e o delegado responsável pelo caso, Pedro Medina, titular da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.
A Comissão de Direitos Humanos irá solicitar cópia do inquérito e acompanhará designação de um advogado para o caseiro.
Ouça entrevista de João Capiberibe à Rádio Senado sobre a diligência:
http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=1&COD_AUDIO=562600
Veja outras matérias sobre a diligência