O senador Capiberibe enviou ofício à reitora do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Marialva Ramalho, solicitando para que ela avalie a possibilidade da implantação dos cursos técnicos de construção naval e técnico de eletromecânica, no Campus localizado no município de Santana.
No Amapá, mais precisamente em Santana, existe a construção artesanal de barcos de madeira, consequência da geografia da região, marcada por igarapés. A cidade localiza-se na rota do Canal Norte do Rio Amazonas, utilizando o escoamento fluvial pela fácil navegabilidade aos navios de grande calado. Devido a isso, o avanço tecnológico demanda que os profissionais dessa área tenham uma formação atualizada para atender ao público de interesse.
“O ensino técnico no Brasil nesta última década teve avanço considerável, o número de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia cresceu em todo o País. E reconheço o excelente desempenho que o IFAP tem no Estado, inclusive com a execução das emendas que destino para as diversas atividades do Instituto”, destacou o senador Capi.
Capiberibe ainda ressaltou a importância de resgatar a arte milenar da carpintaria naval. “Devido aos avanços tecnológicos, essa atividade vem decaindo. Precisamos investir nessa área, por isso se torna essencial esses cursos no IFAP”.